A campanha contra a pobreza menstrual, realizada pela JPT tem o intuito de arrecadar absorventes, produtos de higiene pessoal (escova de dente, creme dental, papel higiênico, sabonete..) e roupas íntimas para mulheres em situação de vulnerabilidade de diversas localidades dentro da cidade de Ilhéus.
A pobreza menstrual é um problema que vem sido discutido atualmente, e tomou as redes sociais após o veto do presidente Bolsonaro à distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, como também para pessoas em situação de rua e que cumprem pena em presídios.
Pobreza menstrual, de acordo com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – é a situação vivida por pessoas que, devido à falta de recursos, infraestrutura e conhecimento, não têm acesso aos cuidados básicos de higiene e saúde na menstruação.
Quem não menstrua não imagina o tamanho do problema, que atinge mais de 4 milhões de pessoas que não possuem acesso a absorventes no ciclo menstrual; Não só isso, como também, grande parte não tem banheiro em casa ou na escola para a higiene necessária no período. No Brasil, uma em cada quatro estudantes faltam aula quando estão menstruadas.
Nessas situações, as pessoas são obrigadas a improvisar, permanecendo com o mesmo absorvente por muitas horas ou utilizando pedaços de pano, roupas velhas, jornal e até miolo de pão, o que pode resultar em problemas como, alergias, infecções e doenças (a mais conhecida, candidíase), síndrome do choque tóxico (potencialmente fatal), além de afetar diretamente a saúde emocional que tem como consequência o aumento de evasão escolar.
As doações podem ser feitas presencialmente, marcando um local a ser entregue, pelos whatsapp (73)99808 - 2795 / (73) 99120- 4365 ou pelo instagram. Também podem ser feitas doações em dinheiro, pelo pix (73)998082795.
Quaisquer dúvidas, poderão entrar em contato pelos mesmos contatos.
Comments